Estudo sobre os Dias Trabalhados pelos Brasileiros para Pagar Tributos

Quantos dias o brasileiro trabalha só para pagar tributos em 2025?

Em 2025, o contribuinte brasileiro terá que trabalhar até o dia 29 de maio apenas para quitar tributos — são 149 dias do ano dedicados exclusivamente ao pagamento de impostos, taxas e contribuições exigidas pelos governos federal, estaduais e municipais.

De acordo com estudo exclusivo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), essa carga representa mais do que um terço do ano comprometido com tributos, evidenciando o peso do sistema tributário no bolso do cidadão brasileiro.

O que explica esse número?

Entre maio de 2024 e abril de 2025, o levantamento identificou aumentos em diversas alíquotas modais, tanto em tributos indiretos quanto diretos, o que colaborou para manter o Brasil entre os países com maior carga tributária do mundo.

Além disso, conforme aponta o IRBES 2025 – Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade, também elaborado pelo IBPT, o Brasil segue sendo o país que pior retorna à população os valores arrecadados em forma de serviços públicos de qualidade, entre os 30 países com maior carga tributária.

Essa disparidade entre arrecadação e retorno compromete o desenvolvimento humano, impactando negativamente a saúde, educação, segurança e infraestrutura oferecidas à sociedade.


📥 Faça o download gratuito do estudo completo:

Clique aqui para baixar o estudo “Dias Trabalhados para Pagar Tributos – 2025”

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes