Saiu Na Mídia – 07/10 a 15/10

Macfor, IBPT e Empresômetro promovem o II Fórum Agro

Evento discutirá estratégias para impulsionar crescimento e inovação do setor

Sob o tema “O agronegócio está em crise! Mito ou verdade?”, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Empresômetro e a Macfor promovem o II Fórum Agro, no dia 24 de outubro, na Vila Olímpia, em São Paulo. O evento, exclusivo para o setor, abordará o perfil atual do agronegócio brasileiro, apresentando dados e análises da nova edição do estudo setorial.

Realizado em parceria com o Empresômetro e a Live University, o Fórum Agro, nesta edição, se dedica a um tema fundamental para o agronegócio brasileiro: como utilizar dados de mercado para otimizar preços, compras, vendas e fretes, garantindo uma vantagem competitiva.Após o sucesso da primeira edição, o II Fórum Agro retorna ainda mais robusto, oferecendo insights valiosos, especialmente para o mercado B2B, como destaca o diretor de Negócios do IBPT, Carlos Pinto. “O evento tem principalmente o objetivo de comparar os cenários trazidos pelo estudo no ano passado e a sua situação atual, visando desmistificar se o agronegócio brasileiro está de fato em crise ou se isso é apenas um mito. Ao proporcionar um material mais aprofundado e detalhado do perfil deste segmento tão representativo no país, o fórum contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias que visam melhorias e o fortalecimento do segmento”, relata.

O evento contará com uma programação completa, incluindo painéis de discussão, palestras inspiradoras e debates, proporcionando um dia inteiro dedicado a conversas e reflexões sobre o setor. A entrada é gratuita e a organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Instituto Amiga dos Sonhos (IAS), em uma ação solidária.Grandes nomes do setor estarão presentes como Gilberto Luiz do Amaral (presidente do IBPT), Carlos Pinto (sócio-diretor do Empresômetro e diretor do IBPT), Fábio Guerra (diretor Latam de estratégias de Marketing da BASF), Renato Seraphim (CEO da Ciarama Máquinas John Deere), Diogo Luchiari (Sócio e Chief Agribusiness Officer Macfor), Cristiane Steinmetz (CEO da Fazenda Boa Vista), José Luís Mendes (da Stonex), Ana Lídia (Tributarista e coordenadora de MBA na Live University), Edsmar Resende (co-fundador da Gestora 10b), Alex Leite (diretor Acadêmico da Live University) e dentre outros.

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Fonte:https://diariodonegocio.com.br/macfor-ibpt-e-empresometro-promovem-o-ii-forum-agro/

Reforma tributária pode aumentar preço da Internet para consumidor em até 18%, diz Abranet

expectativa do diretor da Abranet, Eduardo Parajo, é de que a reforma tributária aumente entre 15% e 18% o preço dos planos de Internet dos provedores (ISPs). Em sua participação no painel “Conectando o Brasil: os impactos da reforma tributária em telecom”, realizado hoje (9/10) no Futurecom 2024, ele se mostrou pessimista quanto aos benefícios da reforma tributária.Está claro para Parajo que a telecomunicação não será incluída no rol de setores beneficiados com menor incidência do IVA Dual, o que significa um aumento na carga tributária do setor, que deve ser transferida para o consumidor final.

O aumento anunciado por ele, resultado de um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) com as associadas da Abranet, é apenas um dos resultados.“A gente esperava que a reforma fosse diminuir os tributos, mas vai ser o contrário (para o setor de telecom). Tem segmentos que vão ser mais beneficiados, outros serão superonerados. Eu esperava um equilíbrio maior”, disse.

Ainda para Parajo, a reforma também não deve dar fim ao complexo sistema tributário do Brasil: “os PLs (Projetos de Lei) em discussão no Senado trazem centenas de artigos para regular a tributação”.Sistema tributária vai simplificar ou dificultarJá Guilherme Giglio, sócio de Consultoria Tributária da Deloitte, disse que é difícil o sistema ficar pior do que está. “Claro que poderia ter simplificado muito mais, como ter criado um IVA individual e diminuir as exceções, mas atualmente temos um caos tributário.”O especialista reconhece, no entanto, que a transição vai ser bem difícil, visto que os dois sistemas vão operar ao mesmo tempo.

Os custos para a gestão tributária devem aumentar até 2033, quando o IVA dual estará totalmente implementado. “As empresas precisam se antecipar onde for possível.”Uma vantagem se apresentará para as operadoras e provedores que atendem o mercado B2B. Gabriel Manica, sócio da Castro Barros Advogados, diz que a reforma permite o abatimento de créditos nestes casos.Operadoras esperam cashbackMarcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, lembrou que o Brasil tem a terceira maior carga tributária do mundo, atrás de Bangladesh e Paquistão.

Para ele, sem uma redução na alíquota, diminui o potencial de inclusão digital. Por isso, ele defende que o mecanismo de que o setor de telecom também conte com o cashback, que repassará 100% da CBS (federal) e 20% do IBS (estados e municípios) para a camada mais pobre da população brasileira, que vive com até meio salário mínimo por mês.Lielle Vieira, diretora do Departamento Jurídico e Tributário da Claro, também abre coro para que as contribuições setoriais entrem dentro do percentual ao qual o setor precisará pagar. Segundo ela, apesar do Fust ter começado a ser utilizado, os fundos acabam servindo apenas para superavit fiscal.

Fonte: https://ipnews.com.br/reforma-tributaria-pode-aumentar-preco-da-internet-para-consumidor-em-ate-18-diz-abranet/#google_vignette

Simples Nacional: empresas do agro representam apenas 2,2% do total, mostra estudo

O agro brasileiro, embora seja um dos pilares da economia nacional, representa apenas 2,2% das empresas ativas no Simples Nacional, sistema de tributação simplificada, totalizando cerca de 403 mil empresas. O dado foi divulgado em um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Segundo Carlos Pinto, diretor de Negócios do instituto, “o número reflete o que já se sabe: a maioria dos produtores rurais opera como pessoa física ou em empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões anualmente”.

Perfil e renovação das empresas do agroO levantamento aponta que a maioria das empresas agro no Simples Nacional é de pequeno porte, com 65,19% sendo Microempreendedores Individuais (MEI), 18,21% Microempresas e 16,60% Pequenas Empresas.

Além disso, mais de 70% dessas empresas têm até cinco anos de atividade, indicando constante renovação no setor.

“O setor agro no Simples Nacional é marcado por uma alta taxa de novos entrantes e renovação no mercado”, destaca Pinto. Nos últimos dois anos, 182 mil novas empresas foram fundadas, reforçando o dinamismo do segmento.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/economia/simples-nacional-empresas-do-agro-representam-apenas-22-do-total-mostra-estudo/

Dia das Crianças: Desvendando o impacto dos impostos no preço dos presentes

Estudo do IBPT aponta que a carga tributária dos brinquedos pode superar 70%. Consumidores e empresas precisam adotar estratégias para reduzir efeitos fiscais Por Marcelo Simões

Poucas datas são mais significativas no calendário brasileiro que o Dia das Crianças. Do lado dos pequenos, a expectativa em torno dos presentes e das festas com a família dá o tom da comemoração.

Já para o varejo, o aquecimento no ambiente de consumo é uma oportunidade de impulsionar as vendas e acelerar o crescimento no período, que também dá início à corrida das festas de fim de ano.

Para termos uma perspectiva mais clara deste cenário, o Dia das Crianças deste ano deve movimentar aproximadamente R$ 18 bilhões na economia brasileira, e 32% dos entrevistados em pesquisa do Datafolha apontaram o desejo de gastar mais em 2024.

No entanto, esse inegável ganho do mercado sofre o impacto direto do complexo e oneroso sistema tributário, que afeta o custo dos brinquedos, aumentando exponencialmente o preço final para os consumidores, devido a uma carga fiscal que pode ultrapassar 70% do valor total de um produto, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Esse contexto desafiador faz com que os brinquedos no Brasil fiquem significativamente mais caros do que em outros países, sobretudo quando consideramos a diversidade de impostos que podem incidir sobre os brinquedos.

Em alguns cenários, por exemplo, temos uma tributação múltipla que inclui o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o PIS/COFINS (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e até o II (Imposto sobre Importação). É o caso dos videogames e acessórios, que seguem entre os campeões nos rankings de tributação de brinquedos. Sobre o universo dos brinquedos importados, aliás, é válido frisar que a alíquota do Imposto sobre Importação aplicada no Brasil sobre esses produtos está entre as mais altas do mundo.

Fonte: https://monitormercantil.com.br/dia-das-criancas-desvendando-o-impacto-dos-impostos-no-preco-dos-presentes/

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Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

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